A forma mais rápida e inteligente de planejar e gerenciar todas as UTM’s das suas campanhas
Planilha de parametrização de UTM’s + 5 bônus
PAGAMENTO ÚNICO
UTM é uma sigla para Urchin Tracking Module, que são parâmetros adicionados a uma URL para rastrear as fontes de tráfego de um site. Eles podem ser usados para medir o desempenho de campanhas de marketing, acompanhar o engajamento de usuários em determinadas páginas e avaliar a eficácia de diferentes canais de marketing.
Os parâmetros UTM mais comuns são: utm_source (origem do tráfego), utm_medium (mídia do tráfego), utm_campaign (nome da campanha), utm_term (palavra-chave específica) e utm_content (conteúdo específico dentro de uma campanha).
Para parametrizar uma URL com UTMs, é necessário adicionar os parâmetros de UTM à URL existente. Você pode usar a planilha automática de parametrização de utm’s. Certifique-se de usar a codificação correta para caracteres especiais e evitar espaços em branco na URL.
Os dados de UTMs podem ser rastreados em ferramentas de análise da web, como o Google Analytics. No Google Analytics, vá para a seção “Aquisição” e selecione “Campanhas”. Você verá um relatório de tráfego de campanha que inclui as informações de UTM que você adicionou à sua URL.
A parametrização correta de UTMs é importante porque permite que você rastreie o desempenho de suas campanhas de marketing com mais precisão e tome decisões informadas com base nesses dados. Com UTMs, você pode identificar quais canais de marketing estão gerando mais tráfego para o seu site, quais campanhas estão convertendo melhor e quais palavras-chave estão sendo mais eficazes.
Embora seja possível usar UTMs em todas as suas URLs, não é recomendado. Você deve usar UTMs apenas em URLs que você deseja rastrear, como URLs de campanhas de marketing ou URLs que você deseja analisar separadamente em suas ferramentas de análise. Para URLs normais do site, é melhor evitar o uso de UTMs para manter as coisas simples e limpas.
Ao nomear seus parâmetros UTM, é importante usar nomes significativos que ajudem a descrever a fonte do tráfego. Por exemplo, use “facebook” para utm_source se o tráfego vier de uma campanha no Facebook. Mantenha a consistência ao nomear seus parâmetros UTM e use as mesmas nomenclaturas para evitar confusão em seus relatórios.
Não, os parâmetros UTM não afetam o SEO do seu site. Eles são apenas usados para rastrear a origem do tráfego em ferramentas de análise da web. No entanto, é importante lembrar que, se você estiver usando UTMs em suas campanhas de marketing, certifique-se de que as páginas de destino correspondam à mensagem da sua campanha e forneçam uma experiência de usuário relevante e útil. Isso pode ter um impacto positivo no desempenho do seu site, incluindo SEO.
AVISO LEGAL – “Nenhuma informação contida neste produto deve ser interpretada como uma afirmação da obtenção de resultados. Qualquer referência ao desempenho passado ou potencial de uma estratégia abordada no conteúdo não é, e não deve ser interpretada como uma recomendação ou como garantia de qualquer resultado específico”.