Tag ou Pixel de conversão: 5 motivos para instalar o seu

O pixel de conversão é sem dúvidas um dos atributos mais importantes, tanto para o cliente como para o gestor de tráfego. Depois de tanto tempo trabalhando com tráfego pago, se fosse para escolher alguma pergunta recorrente, eu escolheria duas que são muito frequentes:

-É necessário instalar o pixel de conversão?
-Podemos começar a campanha e depois instalar o pixel?

Com base nessas duas perguntas resolvi escrever esse post e explicar por quais motivos nenhuma campanha deveria iniciar sem tê-lo implementado na sua página de destino.

Para quem está começando um relacionamento sério com tráfego pago é necessário saber antes de tudo, o que é um pixel de conversão.

O pixel de conversão ou tag de conversão é um trecho de código de programação que deve ser inserido dentro do código-fonte de uma página com o objetivo de capturar dados.

Agora que você sabe o que é o pixel, conheça 5 motivos para não começar uma campanha sem implementá-lo:

1- Aprender sobre sua audiência/cliente

O pixel de conversão irá nos trazer informações preciosas sobre nossa audiência / cliente e como base nessas informações você pode tomar decisões e traçar novas estratégias para o seu negócio. Algumas das informações que podemos obter com o pixel é:

  • Gênero e idade de quem costuma comprar nosso produto
  • Dia da semana e horário em que ocorrem mais compras
  • Qual anúncio gera mais vendas
  • Em qual plataforma minha campanha é mais eficiente

2- Machine learning

Em tradução livre, aprendizado da máquina é exatamente isso. As plataformas irão acumular dados e, com o tempo, elas irão procurar usuários com perfil semelhante ao tipo de usuário que executa uma determinada ação no seu site. Essa possibilidade torna a campanha mais eficiente e nos dá a possibilidade de escalar o negócio investindo onde conseguimos ter melhores resultados.

3- Campanhas de remarketing

Quem nunca visitou um site e depois se sentiu perseguido pelo anúncio do produto? Isso é remarketing e, quando usado de maneira inteligente, se torna uma ferramenta poderosa para gerar mais vendas. Para você ter uma ideia do poder do remarketing, com ele você pode:

  • Oferecer um desconto exclusivo;
  • Fazer cross-sell (oferecer um produto baseado na compra anterior). Ex: Ofereça meias para quem comprou um novo tênis;
  • Fazer up-sell. Ex.: Para clientes que conseguem obter benefícios com o seu produto e querem se aprofundar para conseguir melhorar seus resultados.

4- Públicos semelhantes (lookalike)

Pense na possibilidade de ter uma lista de pessoas que compraram de você e com isso você pode criar uma audiência com base em pessoas com hábitos semelhantes ao de quem compra o seu produto. Incrível, hein?

O pixel de conversão obtêm um nível de inteligência tão profundo que consegue analisar por centenas de critérios, comportamentos de pessoas que provavelmente comprarão o seu produto.

5- Criação de públicos personalizados

Sabendo que, com o pixel instalado, conseguimos monitorar tudo o que os usuários fazem no nosso site, podemos criar listas de audiências de pessoas que executam uma ação importante no seu site.

Alguns exemplos de eventos importantes:

  • Usuários que clicaram em um botão
  • Pessoas que passaram muito tempo na página de um produto
  • Adicionaram um produto ao carrinho
  • Chegaram na página de pagamento
  • Clientes que fecharam um pedido

Costumo dizer que dados é o principal insumo para um gestor de tráfego. É com base nas informações capturadas pelo pixel de conversão que iremos conseguir executar um trabalho com inteligência. A obtenção desses dados só é possível se o pixel estiver implementado corretamente.

Como instalar o seu pixel de conversão?

Caso você possua familiaridade com códigos em javascript e acesso ao código fonte do site, você pode instalar diretamente no html da sua página.

Outra forma de instalar o seu pixel por conta própria é utilizando um gerenciador de tags, o mais usado é o Google Tag Manager, que explicarei como funciona em um outro post.

Caso você não saiba como implementar, recomendo que você envie o código para o seu programador e peça que ele instale o código nas páginas do seu site.

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

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