O pixel de conversão é sem dúvidas um dos atributos mais importantes, tanto para o cliente como para o gestor de tráfego. Depois de tanto tempo trabalhando com tráfego pago, se fosse para escolher alguma pergunta recorrente, eu escolheria duas que são muito frequentes:
-É necessário instalar o pixel de conversão?
-Podemos começar a campanha e depois instalar o pixel?
Com base nessas duas perguntas resolvi escrever esse post e explicar por quais motivos nenhuma campanha deveria iniciar sem tê-lo implementado na sua página de destino.
Para quem está começando um relacionamento sério com tráfego pago é necessário saber antes de tudo, o que é um pixel de conversão.
O pixel de conversão ou tag de conversão é um trecho de código de programação que deve ser inserido dentro do código-fonte de uma página com o objetivo de capturar dados.
Agora que você sabe o que é o pixel, conheça 5 motivos para não começar uma campanha sem implementá-lo:
1- Aprender sobre sua audiência/cliente
O pixel de conversão irá nos trazer informações preciosas sobre nossa audiência / cliente e como base nessas informações você pode tomar decisões e traçar novas estratégias para o seu negócio. Algumas das informações que podemos obter com o pixel é:
- Gênero e idade de quem costuma comprar nosso produto
- Dia da semana e horário em que ocorrem mais compras
- Qual anúncio gera mais vendas
- Em qual plataforma minha campanha é mais eficiente
2- Machine learning
Em tradução livre, aprendizado da máquina é exatamente isso. As plataformas irão acumular dados e, com o tempo, elas irão procurar usuários com perfil semelhante ao tipo de usuário que executa uma determinada ação no seu site. Essa possibilidade torna a campanha mais eficiente e nos dá a possibilidade de escalar o negócio investindo onde conseguimos ter melhores resultados.
3- Campanhas de remarketing
Quem nunca visitou um site e depois se sentiu perseguido pelo anúncio do produto? Isso é remarketing e, quando usado de maneira inteligente, se torna uma ferramenta poderosa para gerar mais vendas. Para você ter uma ideia do poder do remarketing, com ele você pode:
- Oferecer um desconto exclusivo;
- Fazer cross-sell (oferecer um produto baseado na compra anterior). Ex: Ofereça meias para quem comprou um novo tênis;
- Fazer up-sell. Ex.: Para clientes que conseguem obter benefícios com o seu produto e querem se aprofundar para conseguir melhorar seus resultados.
4- Públicos semelhantes (lookalike)
Pense na possibilidade de ter uma lista de pessoas que compraram de você e com isso você pode criar uma audiência com base em pessoas com hábitos semelhantes ao de quem compra o seu produto. Incrível, hein?
O pixel de conversão obtêm um nível de inteligência tão profundo que consegue analisar por centenas de critérios, comportamentos de pessoas que provavelmente comprarão o seu produto.
5- Criação de públicos personalizados
Sabendo que, com o pixel instalado, conseguimos monitorar tudo o que os usuários fazem no nosso site, podemos criar listas de audiências de pessoas que executam uma ação importante no seu site.
Alguns exemplos de eventos importantes:
- Usuários que clicaram em um botão
- Pessoas que passaram muito tempo na página de um produto
- Adicionaram um produto ao carrinho
- Chegaram na página de pagamento
- Clientes que fecharam um pedido
Costumo dizer que dados é o principal insumo para um gestor de tráfego. É com base nas informações capturadas pelo pixel de conversão que iremos conseguir executar um trabalho com inteligência. A obtenção desses dados só é possível se o pixel estiver implementado corretamente.
Como instalar o seu pixel de conversão?
Caso você possua familiaridade com códigos em javascript e acesso ao código fonte do site, você pode instalar diretamente no html da sua página.
Outra forma de instalar o seu pixel por conta própria é utilizando um gerenciador de tags, o mais usado é o Google Tag Manager, que explicarei como funciona em um outro post.
Caso você não saiba como implementar, recomendo que você envie o código para o seu programador e peça que ele instale o código nas páginas do seu site.
Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.
- Written by: Eyder Borges
- Posted on: 1 de julho de 2020
- Tags: pixel, pixel de conversao, pixel de rastreamento, tag de acompanhamento, tag de conversao